O “excelente” sofre com erros de português em anúncios de imóveis

Todos erram. É humano e saudável errar. Entretanto, corrigir um erro é essencial, principalmente quando é recorrente e comum em nosso mercado. Em 4 anos de mercado, percebo que os erros de português cometidos por quem cria a descrição dos imóveis são basicamente os mesmos. Obviamente não é um “erro” da profissão do corretor de imóveis, mas sim da pessoa no teclado do computador, a qual precisa se aprimorar.

O mais comum de todos acontece por conta do exagero que se tem para com as descrições de imóveis. Tudo é lindo, maravilhoso e ecelente, digo, exelente. Não, é excelente!

Não podemos afirmar que todos os casos se tratam de um erro de português, pode ser de digitação. Isto acontece, todos sabemos. Mas o que não acontece, aparentemente, é uma revisão antes de publicar o imóvel no seu site e portais.

Ainda que em menor volume, existem ainda confusões com: mobiliado x mobilhado, gourmet x gurmet, piscina x picina, etc. E outros erros de acentos ausentes, muito por conta de um mau hábito na hora de digitar, talvez.

Outro ponto, não que configure um “erro” quanto à língua portuguesa, mas sim de marketing e comunicação, são os jargões de mercado e abreviações. Por sorte, estão raras atualmente, porém ainda presentes. Faço a leitura de que este hábito é herança de quando o único veículo existente para anunciar era o jornal – e lá se precisava abreviar para que aqueles poucos centímetros quadrados falassem muito sem ocupar espaço. Mas isto é outro tema.

 

Algumas dicas para solucionar o problema

erros-de-portugues-corretor-de-imoveis

Para quem, humildemente, reconhece em si uma falha no uso da língua portuguesa, a recomendação que faço é: leia livros. Boa parte da nossa aprendizagem é visual. Logo, quanto mais ler, mais estará exposto às palavras e letras e fixará visualmente a sua construção.

Para os outros todos, muita atenção na hora de digitar e uma boa revisão após concluir a descrição. Usar o Microsoft Word é uma boa alternativa para encontrar possíveis erros, pois seu corretor ortográfico aponta palavras com erro. Porém, leia todo o texto novamente, pois pode ter errado em uma palavra que, no erro, seja uma outra palavra existente (aí o corretor – ortográfico – não vai apontar).

Tenha uma excelente semana e boas vendas!