Feriados influenciam na performance do corretor de imóveis?

Sim. Identificamos em nossa base de dados que grandes eventos ou feriados prolongados fazem com que corretores e imobiliárias demorem mais para responder aos emails. Porém, depois da “tempestade”, a performance aumenta. Observe como se comporta o mercado imobiliário durante a Copa do Mundo de 2014, o 2º Turno das Eleições e no Carnaval 2015.

Este post, antes de mais nada, complementa a visão de atendimento rápido que passamos no post “Corretor, atendimento rápido pode aumentar suas vendas” e que têm seus dados detalhados no Blog Properati.

Os dados são baseados na porcentagem de emails sobre novos leads que são abertos em 12 horas ou mais após a imobiliária/corretor recebê-lo do Properati. Ou seja, é um contato potencial interessado que, mesmo durante o evento em si, está buscando um imóvel – e muitas vezes o corretor vai perder esta pessoa de vista. :/

 

copa do mundo 2014

Abertura de emails na Copa do Mundo

A média anual dos emails abertos em mais de 12 horas é de 30%, mas na Copa do Mundo de 2014 este número saltou para 39% na última quinzena do mundial. Este número só volta a cair na semana seguinte ao mundial, mas ainda acima, com 32%. E só retorna ao normal no mês seguinte – com 29%.

 

eleicoes 2014

Abertura de emails no Segundo Turno das Eleições 2014

E tão logo passou a Copa e vieram as eleições. E que eleições, hein? O calor da disputa foi tanto que quase se igualou ao período de feriados e jogos do maior evento to futebol mundial.

Na semana anterior ao 2º turno a abertura de emails em mais de 12h subiu para 36%! Isto tudo por conta da disputa política? Quase certamente, quem viveu esta eleição sabe que foi histórica. Mas isto é motivo para baixar a performance? Menos mal que, já na próxima semana, este número cai para pouco menos que a média anual.

 

carnaval 2015

Abertura de emails durante o Carnaval 2015

Passaram as eleições, Natal, Ano Novo e chega o Carnaval. Para muitos, infelizmente, o evento que demarca o início efetivo do ano. E, aparentemente, é o que parece, pois após o Carnaval a porcentagem cai para 26% (30% é a média). Mas no Carnaval esse número dispara, assim como nas Eleições, para 36%.

 

E os emails abertos em até 4 horas aumentam rápido!

Fazendo um pouco de justiça agora, rsrs. É impressionante como, após um momento “relax”, o mercado volta com tudo e, muito do que deixa de ser aberto na faixa de 12h ou mais, é aberto em até 4 horas após o recebimento.

Veja o gráfico abaixo e analise.

emails-4h

Fonte das imagens: 1, 2, 3