É bom usar marca d’água nas fotos dos meus imóveis?

É sempre uma tentação colocar o seu logotipo estampado no meio da foto da sala de jantar para proteger seu trabalho da concorrência desleal. Mas se fizer isto acabará jogando contra você mesmo, porque você não pode prejudicar o SEU CLIENTE que quer ver, clara e nitidamente, as fotos do imóvel.

Ok, Mestre, mas como me defendo da concorrência sem prejudicar a minha imobiliária por prejudicar o meu cliente?  Três opções eu vejo:

  • use marca d’água do modo certo;
  • tente trabalhar com exclusividade;
  • apenas não faça nada na foto.

Vejamos alguns exemplos abaixo de marcas d’água e ponderações sobre as outras possibilidades.

 

Uso correto da marca d’água em fotos de imóveis

Como disse, a tentação é colocar seu logotipo bem no meio da foto, em viva cor, pequeno ou grande, mas que impeça que os concorrentes consiga apagar ele ou recortar a foto. O legal é, se quer usar marca d’água para sentir-se mais seguro, faça o seguinte:

  • deixe ele à direita inferior da foto
  • se possível, deixe ele “branco”
  • aplique transparência para que ele fique sútil

Algumas aplicações abaixo para você na galeria.

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Exclusividade é a melhor opção, sempre!

Trabalhar um imóvel exclusivo garante toda a tranquilidade que você necessita para anunciar este imóvel com as melhores fotos possíveis.

Com um imóvel exclusivo o argumento da proteção contra concorrência cai por terra e, o melhor de tudo, você pode trabalhar fotos melhores para ele. Talvez até mesmo contratar um fotografo profissional para a tarefa – isso valoriza, e muito, o imóvel diante do cliente (o legal seria ter isto para todos, exclusivos ou não).

 

Pense no cliente e deixe a foto limpa

Você deve sempre pensar no cliente. Acima de tudo: o cliente. Seja ele quem busca imóvel ou quem o coloca para vender ou alugar. A concorrência existe, não vai mudar e você deve observar ela de um ponto de vista mais estratégico, em relação ao movimento que fazem no mercado local, do que “paranoico”, em relação às fotos.

Quem busca imóvel procura por qualidade de informação. E informação pode ser passada em texto através de uma descrição ou ficha do imóvel, mas também em imagens – que são as fotos e plantas, por exemplo. Ao fornecer boas imagens e ficha completa, você está ajudando quem quer comprar/alugar a fazer esta transação imobiliária com você.

O mesmo vai acontecer com quem coloca o imóvel para vender ou alugar com sua imobiliária. Este cliente quer fazer negócio, por isto lhe procurou. Você, sabendo que quem busca quer qualidade, deve imaginar que para fazer o negócio que o proprietário lhe confiou, exclusivo ou não, deve oferecer o que o cliente da outra ponta precisa.

Uma marca d’água, mesmo que bem aplicada pode incomodar um pouco a percepção de quem busca. Quer usar? Use como mostramos acima. Mas não fique preocupado com a concorrência ao não fazer isto.

Lembre-se: se o concorrente copia suas fotos é porque você está fazendo um bom trabalho. Enquanto ele está fazendo um trabalho medíocre!

Foco nos clientes e boas vendas, corretor!