Como criar um site gratuito para corretores de imóveis no Wix

A pesquisa por um imóvel começa na internet para a maioria dos brasileiros. Estar na internet não mais opcional, tão menos um diferencial: é obrigatório se você desejar expandir sua marca no mercado e atingir mais pessoas.

Se você não tem um site está muito atrasado, porque hoje, em 2015, a “nova obrigação” é ter um site que possa ser visualizado em smartphones, tablets, computadores e notebooks.

O ideal é ter um site desenvolvido por um profissional da área (webdesigner) ou que você utilize um software imobiliário que possui pacotes de CRM + Site, assim poderá controlar seus imóveis (e divulgar em portais como o Properati, por exemplo) e ter um site próprio. Porém, fazer um site pode ser um investimento além do praticável para um corretor de imóveis que está iniciando. Este post de hoje vai para este profissional que não tem possibilidade de ter um site de qualidade por questões financeiras. Então, use o Wix.

 

Conhecendo o Wix

O Wix é um serviço grátis ou pago, pois existem planos com maior customização e estes são pagos. Aqui vamos falar do gratuito somente para que você possa ter um espaço para chamar de seu e apresentar imóveis aos seus clientes.

Ele já possui alguns modelos de sites para imobiliárias, os quais o corretor de imóveis poderá escolher um para utilizar. Veja estes modelos aqui nesta página.

Modelos de sites gratuitos para imobiliárias no Wix

 

 

Passo a passo para fazer seu site grátis

Antes de mais nada, você precisa criar sua conta no Wix. Para isto, clique em “Entrar”, que se localiza à direita superior do site.

clicar-em-entrar

Aí você poderá criar sua conta de três modos diferentes:

  • criando manualmente com email e senha (marcando “Sou um usuário novo”
  • fazendo login com o Facebook
  • fazendo login com o Google

As duas últimas opções são atalhos à “burocracia” de criar uma nova conta em um site. Recomendamos que utilize uma das duas para agilizar. ;)

 

criando nova conta no Wix

 

Ao clicar em uma das opções de login social (como é chamado este tipo de “atalho” de login/cadastro) você será direcionado à uma pop up do Google ou Facebook para que você conceda acesso ao Wix. É seguro, não se preocupe.

Após isto, você é direcionado a escolher o tipo de página que quer criar. No nosso caso, vá em “Negócios e Serviços” e, ao lado, selecione “Imóveis e Imobiliárias”. Clique em “Vá”.

selecionar-tipo-de-negocio

Agora é hora de escolher um modelo para chamar de seu e editar para seus imóveis e imobiliária. A página é a mesma que compartilhamos acima para mostrar os modelos existentes.

Para este tutorial, vamos usar o modelo a seguir. Encontrando ele na página, clique em “Editar”.

escolha-de-modelo-wix-imobiliaria

 

 

Editando seu site imobiliário no Wix

Agora é hora de editar seu novo site, corretor e corretora!

É razoavelmente intuitivo o modo de edição. Apesar disto, vamos ajudar você aqui com os principais pontos, como trocar textos, fotos, criar novas páginas e salvar seu site.

 

Editando textos

Para editar textos, como o do título do site, é simples. Basta clicar sobre o texto e depois ir em “Editar Texto”. A mudança de cores, tamanho, tipo de letra, etc. são semelhantes a qualquer editor de texto (como o do seu email ou no Microsoft Word).

edicao-de-texto

 

Trocar imagens

Como tudo no Wix, quando você precisar trocar uma imagem basta clicar sobre ela e depois em “Trocar Imagem”.

Se você for utilizar este modelo de site para fazer o seu, nas imagens da capa escolha imagens genéricas que contextualizem o seu parágrafo, mas não imagens de seus imóveis com o intuito de venda/locação – estas estarão nas outras páginas.

trocar-imagens

Com isto você precisa enviar sua imagem nova, que está em seu computador, para que ela seja alterada de fato.

trocar-imagem

 

 

Alterando um slideshow

Para alterar um slideshow, adicionando imagens ou organizando a ordem delas, basta clicar sobre o local e depois ir em “Organizar Slideshow”.

editar--slideshow

Já dentro do organizador, você verá duas imagens, que são do modelo do site, você deve excluí-las e acrescentar imóveis que você queira dar destaque. Já nos campos à direita, você deve colocar uma breve descrição do imóvel (e não se esqueça de adicionar um código que possibilite seu visitante de identificar o imóvel para você em um contato).

editar-slider

 

Editando links para redes sociais

Agora é hora de ir até o rodapé do seu site para editar suas redes sociais. São três os já adicionados, porém você deve excluir o que não deseja compartilhar ou não possui, e acrescentar o que acha pertinente (indicamos que adicione o seu perfil no Linkedin – rede social profissional).

editar-redes-sociais

Na pop up que se abre, você verá os ícones das redes sociais do modelo e você poderá excluí-las do mesmo modo que fez com as fotos do slideshow (passe o mouse por cima e clique na lixeira). Você deve trocar o link de cada rede social que deseja manter, para isto, clique sobre o link à direita e depois adicione o link correto seu.

trocar-redes-sociais

Clicando em “Adicionar Ícones”, você poderá acrescentar, por exemplo, o seu Linkedin (lembre-se de escolher o mesmo estilo de imagem dos demais!).

adicionar-rede-social

 

Editando outras páginas

Sabendo editar textos, imagens e outros pontos você já sabe como deixar a página de acordo com o que necessita e sua região de atuação como corretor de imóveis. Então é hora de editar as próximas páginas, como a de locação, venda, contato e sobre.

Para ir até a área de edição de páginas, siga a imagem a seguir. Se desejar excluir uma página, pois não trabalha com locação de imóveis, por exemplo, basta clicar em “Apagar” na parte superior.

editar-paginas

Observe o retângulo vermelho. Ele deverá ser alterado para o português (pois o original está em inglês), como na imagem acima. E não se esqueça de clicar em “Concluído”.

 

Copiando e colando textos, imagens e grupos de elementos

Nas páginas de imóveis, quando você precisar criar novos na página, você poderá copiar e colar um ou mais elementos. Assim poderá ter uma “cópia” exata em relação ao tamanho da imagem, cores e tamanhos de texto, etc.

Para fazer a seleção de dois elementos ou mais, basta fazer o seguinte: segure a tecla “Shift” (no seu teclado pode ser uma seta larga para cima – à esquerda do seu teclado) e clique nos elementos a copiar. Aí clique em “Copiar”, como onde está indicado na imagem abaixo, e depois em colar.

copiando-e-colando

Então arraste o que foi colado para que fique alinhado e com um espaçamento razoável , posicionando na página.

 

Editando sua página de contato

Agora você necessita editar a página de contato onde está o formulário e uma mapa para que você diga onde está seu escritório ou imobiliária.

Primeiro o formulário. Clique sobre ele e vá em “Configurações”.

editar-formulario

Aqui você poderá adicionar campos, torná-los obrigatórios e trocar email e mensagem de “sucesso” e afins.

Uma dica é que você altere o campo que esta desmarcado “Endereço” para “Código do Imóvel”, pois isto fará com que o seu cliente diga a você qual imóvel ele tem dúvida (mas não o deixe obrigatório, pois ele pode tentar contato somente para perguntar algo que não diz respeito a um imóvel.

Após isto, edite o mapa clicando sobre ele, indo em “Configurações” e depois alterando as informações para o endereço desejado e seu nome ou nome da imobiliária. Se você não deseja mostrar o mapa, basta excluí-lo.

 

Configurações de SEO

Antes de publicar seu site, é preciso definir um título, descrição e palavras-chave (estas palavras-chave já estão em baixa em SEO, logo, não é necessário).

Como na imagem abaixo, no qual já dou um exemplo para você, corretor.

editar-seo

 

Publique seu novo site imobiliário!

Chegou a hora de colocar seu site na web! Basta clicar em “Publicar” na barra superior à direita e dar um nome para o site.  Clicando em “Publicar”, você precisará dar um nome para o site e aqui temos um ponto negativo, pois só é permitido até 20 caracteres e sem acentuação. :(

Depois vá novamente em “Publicar” e depois no botão azul na mesma pop up.

Pronto! Você pode ver o site de exemplo que criamos neste link: http://vagner00.wix.com/joao-alberto