Avenidas que valorizam e desvalorizam imóveis em São Paulo

Avenidas são veias da cidade. Elas que permitem grande tráfego, em maior velocidade em alguns casos. Muitas mantém sua importância por esse aspecto e por serem importantes comercialmente, como é o caso da Avenida Paulista e Brigadeiro Faria Lima, por exemplo. Mas essa dinâmica de influência é muito distinta em diferentes distritos da cidade. É isso que vamos observar aqui.

Para entender um pouco o mapa acima, é importante comentar que as avenidas estão fracionadas por distritos, logo, uma avenida longa, como a Av. Santo Amaro, pode possuir distintas variações, pois  atravessando um novo bairro/distrito, ela pode influenciar positivamente ou negativamente.

Para avaliar a influência de uma avenida sobre os imóveis próximos analisamos o preço médio por metro quadrado de imóveis até 150m da avenida em questão contra a média do distrito. E para pegar um exemplo muito claro sobre essa influência a Avenida Paulista é o melhor exemplo.

De um lado da Paulista está o Bela Vista. Do outro o Jardins. Quanto mais próximo da avenida um imóvel estiver no Bela Vista, mais ele valoriza – 19%, precisamente.  Já para o Jardins isto não colabora, gerando uma queda média de 8% sobre os imóveis mais próximos.

Abaixo reunimos as avenidas que mais influenciam no preço/m² dos seus imóveis próximos em relação ao bairro. Consideramos apenas as avenidas, e seus trechos, que possuem ao menos 20 imóveis a venda.

E abaixo estão as avenidas que mais parecem desvalorizar os imóveis próximo a elas. Certamente os motivos são variados e necessita de uma análise caso a caso para chegar a uma conclusão.